Portal do Governo Brasileiro

Notícias do PAC

Assinar RSS O que é RSS?

Entrega de máquinas do PAC 2 segue dentro do cronograma

21 de Outubro de 2013

Segundo os dados do 8º Balanço do PAC 2, até agosto deste ano, foram investidos R$ 665 bilhões em ações de infraestrutura, logística, além de projetos sociais e urbanos – 67,2% do valor previsto até 2014. Deste recurso, R$ 37,6 bilhões foram destinados ao Eixo Transportes, que inclui a aquisição de equipamentos para construção e manutenção de estradas vicinais, executada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Até o fechamento dos dados, no final de setembro, haviam sido entregues 4.475 retroescavadeiras, 1.882 motoniveladoras e 424 caminhões-caçamba – sendo que 1.440 retroescavadeiras, 1.440 motoniveladoras e 421 caminhões-caçamba foram para municípios do Semiárido e em situação de emergência localizados na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
 
“Nós estamos dentro do cronograma previsto de entrega dos equipamentos. Apesar da dificuldade das indústrias em atender a grande demanda do Programa, temos a expectativa de cumprir os prazos para atendimento de todos os prefeitos e prefeitas que estão aptos a receberem as máquinas”, destacou o coordenador do PAC 2 no MDA, Lucimar Parisotto Carnizella.

Até abril de 2014, serão entregues mais de 18 mil equipamentos, a 5.061 prefeituras brasileiras de municípios com menos de 50 mil habitantes. Cada localidade receberá o conjunto com retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba. Aqueles situados no Semiárido ou em situação de emergência, no total de 1.440, também ganham uma pá carregadeira e um caminhão-pipa.

A ação visa melhorar a qualidade de vida e trabalho no meio rural, facilitando o acesso de bens, pessoas e serviços. Além de facilitar o escoamento da produção, fazendo com que os produtos cheguem com melhor qualidade e menor custo à mesa dos consumidores. O investimento movimenta, ainda, a indústria nacional de máquinas, gerando emprego e renda também no meio urbano.

(Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário)