Portal do Governo Brasileiro

Notícias do PAC

Assinar RSS O que é RSS?

Investimentos em mobilidade urbana atacam problema histórico do país

13 de Março de 2014

As cidades brasileiras foram projetadas para o sistema de transporte automotor individual – um erro histórico que começa a ser corrigido com investimentos em mobilidade urbana. Cerca de R$ 143 bilhões estão sendo destinados para o setor em todo o país. Os recursos são repassados aos estados e municípios, responsáveis por tocar os projetos aprovados pelo governo federal.
 
Muitas cidades brasileiras não possuem projetos em mobilidade urbana. Para resolver este impasse, agora também estão sendo destinados recursos para o desenvolvimento de planos em diversos modais (BRT, corredores exclusivos para ônibus e trens).
 
 “Nós estamos fazendo no século XXI o que deveríamos ter feito no século XX", disse a presidenta Dilma Rousseff no anúncio de investimentos em mobilidade urbana para seis estados e Distrito Federal (DF), realizado nesta quinta-feira (13/2) em Brasília.
 
“Fizemos opção no século passado por carros e a frota se torna insustentável dentro das nossas cidades”, disse o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, cidade contemplada com R$ 570,4 milhões para mobilidade. “Portanto, esses investimentos são um resgate de uma dívida com cada brasileiro.”
 
Em João Pessoa, cidade com 760 mil habitantes, os novos recursos serão usados na implementação de sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de novas vias e corredores de ônibus. O prefeito da capital paraibana, Luciano Cartaxo, elogia a parceria com o governo federal no enfrentamento do problema de mobilidade urbana e diz que os recursos chegaram em boa hora. "Estamos trabalhando para resolver problemas históricos da nossa capital.”
 
Saiba aqui quais são os projetos do PAC 2 em mobilidade urbana. 
 
Veja aqui fotos de obras em mobilidade urbana já em andamento pelo país.