Portal do Governo Brasileiro

Notícias do PAC

Assinar RSS O que é RSS?

Inaugurada Usina Hidrelétrica de Mauá (PR)

12 de Dezembro de 2012



O Brasil passa a contar com mais uma fonte de energia limpa e renovável a partir desta quarta-feira (12) com a inauguração de duas das cinco turbinas da Usina Hidrelétrica (UHE) de Mauá. Localizada no rio Tibagi, entre os municípios paraenses de Ortigueira e Telêmaco Borba, a usina atenderá aproximadamente três milhões de habitantes, com um potencial total de 361 megawatts (MW).  

Com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento e recursos financiados pelo BNDES, a construção de UHE de Mauá mobilizou um total de R$ 1,4 bilhão. Foram gerados 13 mil empregos diretos e indiretos que estimularam o desenvolvimento regional, antes mesmo da inauguração do empreendimento.  A previsão é de que, até final de janeiro de 2013, ela esteja funcionando em sua plenitude.



A usina é interligada ao sistema elétrico nacional por uma subestação.  Para o diretor do programa de energia elétrica do PAC, Celso Kinijnik, a localização da obra possibilita maior segurança energética à Região Sul. “Como o sistema tem uma capacidade limitada de transmissão entre regiões, a usina é muito importante para garantir geração no Sul”, disse.

A barragem da Hidrelétrica Mauá tem 745 metros de comprimento na crista e 85 metros de altura máxima, e permitiu a formação do reservatório com 84 km² de superfície. Uma queda bruta de 120 metros foi aproveitada para levar a água do reservatório até a casa de força principal.

“A Usina Mauá, assim como a maioria dos empreendimentos corporativos ou nos quais a Eletrosul é parceira, faz parte do PAC, o que demonstra a visão estratégica do governo federal para o desenvolvimento sustentável do Brasil, a partir de uma matriz energética limpa e renovável”, afirmou o presidente da Eletrobras, Eurides Mescolotto.

A construção da usina é feita pelo consórcio Energético Cruzeiro do Sul, constituído pelas estatais Companhia Paranaense de Energia (Copel) e pela Eletrosul Centrais Elétricas S/A. Leiloada no dia 10 de outubro de 2006, as empresas têm permissão para operar o empreendimento por um período mínimo de 30 anos.

Saiba mais sobre este empreendimento