Portal do Governo Brasileiro

Notícias do PAC

Assinar RSS O que é RSS?

Obra que reforça abastecimento de água em São Paulo é incluída no PAC

23 de Janeiro de 2015

O Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento – CGPAC aprovou nesta quinta-feira (22/01) a inclusão do empreendimento de interligação do reservatório Jaguari-Atibainha na carteira do programa. A obra faz parte dos projetos de segurança hídrica que o governo de São Paulo apresentou à presidenta Dilma Rousseff em dezembro, com o objetivo de reforçar o abastecimento de água no estado.

O empreendimento integra as águas da bacia do rio Paraíba do Sul ao Sistema Cantareira através de um canal entre as represas Atibainha, que abastece São Paulo, e o reservatório Jaguari, no Rio de Janeiro (ver mapa acima).

Veja fotos de obras do PAC em recursos hídricos pelo país em nossa página no Flickr.

A obra, com investimento estimado pelo estado de R$ 830,5 milhões, será executada pela Sabesp e aumenta a disponibilidade hídrica no sistema Cantareira em 5,1 metros cúbicos por segundo, em média, beneficiando toda a região metropolitana de São Paulo.

No dia 4 de dezembro de 2014, a presidenta Dilma Rousseff e o governador Geraldo Alckmin assinaram termos de compromisso para a execução de obras de infraestrutura em São Paulo, com destaque para a parceria público-privada do Sistema Produtor de São Lourenço, que atenderá 1,5 milhão de pessoas e se juntará às demais medidas que o governo federal e o de São Paulo têm discutido para enfrentar a crise hídrica.

O governador Geraldo Alckmin apresentou em novembro do ano passado uma lista de oito obras que necessitam de um investimento de R$ 3,5 bilhões. A lista dos empreendimentos foi entregue à presidenta Dilma Rousseff em reunião realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. Também participaram do encontro as ministras Miriam Belchior (Planejamento) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente), além do presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu.

Uma semana depois, técnicos e secretários do estado de São Paulo detalharam para as ministras Miriam Belchior (Planejamento) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente), e o secretário do PAC, Maurício Muniz, os oito projetos. 

Veja imagens de algumas das obras de recursos hídricos do PAC na galeria abaixo:

  • ETA Água de Laranjal - São Gonçalo (RJ)
  • Esgotamento Sanitário Icaraí de Minas - Minas Gerais
  • Eixo Leste do Projeto de Integração do rio São Francisco - Pernambuco
  • Eixão das Águas - Pecém (Ceará)
  • Cinturão das Águas - Ceará
  • Canal Vertente Litorânea - Paraíba
  • Baixio do Irecê - Bahia
  • Açude Castanhão - Ceará

Saiba mais sobre este empreendimento