Portal do Governo Brasileiro

Notícias do PAC

Assinar RSS O que é RSS?

Teleférico do Alemão bate recorde de público

06 de Novembro de 2012

O Teleférico do Alemão, empreendimento que faz parte do projeto de urbanização do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, registrou recorde de passageirosno ultimo sábado (03). De acordo com a SuperVia, concessionária responsável pela administração do transporte, mais de 13 mil pessoas foram transportadas pelo sistema de cabos.

O número é 30% maior que a média registrada aos sábados e se dá no mês em que a pacificação na comunidade completa dois anos. O teleférico já transportou mais de 3,5 milhões de pessoas e é reconhecido como um dos propulsores da transformação na região da zona Norte, que já entrou no roteiro de visitas de cariocas e turistas nos finais de semana. 

"Esperamos manter esse crescimento e chegar a dezembro transportando 15 mil pessoas por dia. O sistema vem atraindo moradores da região, que se sentem orgulhosos de ter um meio de transporte inovador, e também turistas, curiosos em conhecer uma área até então pouco conhecida para a cidade", disse o diretor de Operações do Teleférico, Luiz de Souza.

Inaugurado no dia 8 de julho de 2011, o Teleférico do Alemão é primeiro transporte de massa por cabos do Brasil. Integrado ao sistema de transporte ferroviário, possui seis estações: Bonsucesso/Tim, Adeus, Baiana, Alemão/Kibon, Itararé/Natura e Palmeiras (veja infográfico abaixo). Ao todo, são 152 gôndolas, com capacidade para levar oito passageiros em cada uma, ao longo de 3,5 quilômetros de extensão.

A viagem, da primeira estação (Bonsucesso/Tim) à última (Palmeiras), que antes chegava a uma hora e meia, dura cerca de 16 minutos. Conforme lei sancionada pelo governador do RJ, Sérgio Cabral, cada morador tem direito a duas passagens gratuitas diárias (uma de ida e outra de volta). A tarifa unitária custa R$ 1,00. 

O Teleférico do Alemão funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h; aos sábados, das 8h às 20h; e domingos e feriados, das 7h às 19h. A Estação de Bonsucesso fica na Praça das Nações. 

 


(Com informações da Supervia)