Portal do Governo Brasileiro

Notícias do PAC

Assinar RSS O que é RSS?

Ministra do Planejamento vistoria obras do PAC2 no Ceará

03 de Outubro de 2013



Obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) em andamento no Ceará foram vistoriadas nesta quinta-feira (3) pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Ela sobrevoou o projeto de urbanização integrada da bacia do Maranguapinho e visitou o Anel Viário de Fortaleza, onde acontecem obras de duplicação da BR-020. 
 
Antes de visitar os empreendimentos do PAC, a ministra se reuniu com o governador do Ceará, Cid Gomes, para discutir os projetos que estão sendo executados no estado. Ele mostrou como é feito o monitoramento das obras, que são filmadas uma vez por semana e depois discutidas, caso seja necessário resolver problemas de andamento.

“Temos aqui um conjunto de obra em parceria do governo federal com o governo do estado, algumas delas fundamentais para o desenvolvimento do Ceará”, disse Miriam Belchior. A ministra destacou que, na duplicação da BR-020, “o governo federal acertou em delegar a obra para o governador, porque com isso foi possível acelerar a solução de todas as interferências urbanas”. 
 
De acordo com Miriam, um trecho da duplicação será entregue até dezembro, um segundo até o meio do ano vem e o último durante o segundo semestre de 2014. Cid Gomes garante que “essa obra vai dar um grande desafogo à região metropolitana de Fortaleza.”

Sobre Maranguapinho, a ministra do Planejamento explicou que os novos trechos estão sendo licitados de forma a “garantir qualidade de vida as famílias que moravam na beira do córrego, sujeitas a enchentes, problemas de saúde.” Em relação à Refinaria Premium II, Miriam Belchior adiantou que o cercamento já foi iniciado e que no final deste mês (outubro) será assinado o termo de compromisso com as comunidades indígenas para começar o processo de licitação e a construção da refinaria.

A ministra disse ainda que combinou reuniões mensais entre a Petrobras e o governo do estado do Ceará para aferir o andamento da refinaria e que o Ministério do Planejamento acompanhará os encontros “para que todas as questões que precisam ser equacionadas possam ser feitas com rapidez para que esse investimento comece o mais rapidamente possível”.  O governador lembrou que “em todas essas obras tem sido fundamental a parceria e o apoio que a presidenta Dilma tem dado ao Ceará”. 
 
Imagem do sobrevoo nas obras de duplicação da BR-020 do Ceará (Anel Viário de Fortaleza)
(Fotos: Gioconda Bretas/Ascom MPOG)