22 de Maio de 2014
A malha ferroviária brasileira ganhou mais 855 quilômetros nesta quinta-feira (22/5) com inauguração de trecho da
Ferrovia Norte-Sul entre as cidades de Anápolis, em Goiás, e Porto Nacional, no Tocantins. A ferrovia agora tem 1.574 quilômetros em operação - somando o trecho inauguado hoje pela presidenta Dilma Rousseff com o segmento entre Palmas (TO) e Açailândia (MA), de 719 quilômetros, em operação desde 2007. A ferrovia Norte-Sul agora vai do Maranhão a Goiás.
Espera-se que o trecho inaugurado transporte inicialmente um volume de 4 mil toneladas de minério de ferro, tendo como destino o Porto de Itaqui, em São Luís, no Maranhão.
"Considero que aquilo que eu vi aqui hoje neste distrito agrícola e industrial de Anápolis é que recuperamos a iniciativa do investimento em ferrovias. Devemos nos orgulhar disso", disse a presidenta durante o evento desta quinta-feira. "Essa coluna vertebral permitirá que um estado produtor como o de Goiás seja de fato um estado perto do mar, perto dos navios. Ela coloca o litoral aqui. Transforma Goiás num polo logístico, porque ela será crucial particular todos os sistemas de transporte do Brasil."
Concebida há 27 anos sob o propósito de interligar a malha ferroviária e diminuir custos de transporte, a Norte-Sul terá a extensão de 4.155,6 quilômetros e interligará dez estados do território nacional. Em breve será inaugurado outro trecho da ferrovia, que vai de Goiás até Estrela do Oeste, em São Paulo.