Portal do Governo Brasileiro

Notícias do PAC

Assinar RSS O que é RSS?

Inaugurado trecho de 855 km da Ferrovia Norte-Sul entre Anápolis e Porto Nacional

22 de Maio de 2014

A malha ferroviária brasileira ganhou mais 855 quilômetros nesta quinta-feira (22/5) com inauguração de trecho da Ferrovia Norte-Sul entre as cidades de Anápolis, em Goiás, e Porto Nacional, no Tocantins. A ferrovia agora tem 1.574 quilômetros em operação - somando o trecho inauguado hoje pela presidenta Dilma Rousseff com o segmento entre Palmas (TO) e Açailândia (MA), de 719 quilômetros, em operação desde 2007. A ferrovia Norte-Sul agora vai do Maranhão a Goiás.
 
Espera-se que o trecho inaugurado transporte inicialmente um volume de 4 mil toneladas de minério de ferro, tendo como destino o Porto de Itaqui, em São Luís, no Maranhão.
 
"Considero que aquilo que eu vi aqui hoje neste distrito agrícola e industrial de Anápolis é que recuperamos a iniciativa do investimento em ferrovias. Devemos nos orgulhar disso", disse a presidenta durante o evento desta quinta-feira. "Essa coluna vertebral permitirá que um estado produtor como o de Goiás seja de fato um estado perto do mar, perto dos navios. Ela coloca o litoral aqui. Transforma Goiás num polo logístico, porque ela será crucial particular todos os sistemas de transporte do Brasil."
 
Veja fotos de obras na Ferrovia Norte-Sul.
 
Concebida há 27 anos sob o propósito de interligar a malha ferroviária e diminuir custos de transporte, a Norte-Sul terá a extensão de 4.155,6 quilômetros e interligará dez estados do território nacional. Em breve será inaugurado outro trecho da ferrovia, que vai de Goiás até Estrela do Oeste, em São Paulo. 
 
 
Com informações do Blog do Planalto.