Portal do Governo Brasileiro

Notícias do PAC

Assinar RSS O que é RSS?

Como usar o mapa com as obras do PAC

08 de Dezembro de 2011

O mapa do site do PAC traz as obras do programa que constam sempre no balanço mais recente do programa (ver aqui) e suas respectivas fichas com detalhes sobre o empreendimento e seu estágio de conclusão. As obras e ações aparecem divididos pelos eixos Cidade Melhor, Comunidade Cidadã, Transportes, Energia, Água e Luz Para Todos e Minha Casa, Minha Vida.

Novas obras serão incluídas conforme forem publicados os próximos balanços do PAC. 

O site traz, em suas páginas internas, as fichas das obras do PAC. Essas páginas também podem ser acessadas pelo menu dos eixos que fica no alto do hotsite.

NAVEGAÇÃO PELO MAPA

Para pesquisar e navegar pelo mapa, utilize a ferramenta de buscas na lateral esquerda da tela. Ela pode ser feita pelo nome do empreendimento, por estado e município ou pela a seleção de filtros já destacadas que mostram o tipo de infraestrutura e de obra. Também é possível buscar pelos empreendimentos lineares, opção disponível no botão abaixo da ferramenta de busca.

Combine as buscas, selecionando um estado e tipo de infraestrutura, por exemplo. No mapa, se houver mais de uma obra por busca, vai aparecer pontos verdes indicando o número de obras cadastradas. Basta ir clicando nestes pontos para explorar. Quando o ícone da cor do tipo de infraestrutura filtrada aparecer, as informações sobre a obra abrem na tela como órgão responsável, valor de investimento e estágio. Para saber mais, clique em "detalhes sobre a obra" e você será redirecionado para outra página.

Se for buscar pelos empreendimentos lineares, a navegação é similar. Você pode combinar as buscas e quando encontrar a obra desejada, basta clicar para visualizar a obra no mapa, que abre mostrando todo o trecho que o empreendimento percorre.

Como o mapa do site do PAC foi construído utilizando o Google Maps, é possível usar suas funcionalidades e aproximar a imagem até um ponto em que seja possível distinguir a própria obra no mapa – para isso, é preciso trocar a visualização do mapa para ‘satélite’ e dar o zoom no ponto marcado.

Algumas imagens dos empreendimentos pontuados no mapa podem não aparecer por diversas razões: a obra pode estar em licitação, a data da imagem do Google Maps pode ser anterior ao início da obra, o empreendimento pode ser um estudo ou projeto e não ter uma localização específica - neste caso a referência é o centro do município.