Portal do Governo Brasileiro

Notícias do PAC

Assinar RSS O que é RSS?

Segunda seleção de máquinas do PAC2

15 de Junho de 2012


Os representantes de municípios com menos de 50 mil habitantes com interesse em adquirir retroescavadeiras e motoniveladoras deverão preencher o formulário de manifestação de interesse e a carta consulta para aquisição das máquinas. Essas seleções foram anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff durante a XV Marcha dos Prefeitos e, as duas ações, fazem parte do eixo Transportes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O prazo começou no dia 15 de junho e vai até 18 de setembro.

(Assista, acima, entrevista em que o secretário do PAC, Mauricio Muniz, explica o processo de seleção)

Com intuito de melhorar as condições das estradas vicinais e facilitar o escoamento da produção agrícola - oriundas da agricultura familiar - serão doados 3.580 retroescavadeiras e 1.330 motoniveladoras aos municípios que preencherem o formulário de interesse. A manifestação de interesse por ambos os equipamentos poderá ser realizada via formulário disponibilizada no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

As máquinas adquiridas serão fabricadas, preferencialmente, no Brasil, com assistência técnica de três anos. Os servidores municipais receberão treinamento para utilizá-las. 

No eixo Transportes - Equipamentos para Estradas Vicinais - do PAC 2, será disponibilizado R$ 1, 8 bilhão para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas nos 4.855 municípios com menos de 50 mil habitantes (Grupo 3), o que representa 32% da população brasileira.  Essa é a segunda etapa de seleção de máquinas. Em 2010, o MDA selecionou 1.299 municípios aptos para receberem os equipamentos.