Portal do Governo Brasileiro

Notícias do PAC

Assinar RSS O que é RSS?

Em seis meses, Brasil atinge 70% da meta de geração de energia de 2014

27 de Agosto de 2014

Com a entrada em operação de novas usinas, o Brasil ganhou mais 4.215,9 megawatts de energia no primeiro semestre de 2014 (de janeiro a julho) e, com isso, atingiu mais de 70% da meta de geração de energia prevista para todo o ano - que é de 6 mil MW. Além disso, também começaram a operar na primeira metade deste ano mais de 2 mil quilômetros de linhas de transmissão de Rede Básica e quase 7 mil MVA de transformação. Os dados são do Boletim Mensal de Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro de julho, divulgado pela Secretaria de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME).

Outras boas notícias do Boletim do MME são o recuo da participação das usinas térmicas na matriz de produção de energia elétrica no Brasil (29,2% em maio e 28,7% em junho) - essas usinas são mais poluentes - e o aumento da participação da geração eólica (energia limpa), de 1,2% em maio para 2,1% em junho.

Somente no mês de julho entraram em operação comercial 739,3 MW de geração, 443,4 km de linhas de transmissão e 1591,0 MVA de transformação na Rede Básica, aponta o boletim. A capacidade própria instalada total de energia elétrica no País no mês passado atingiu 130.490 MW.

O Boletim Mensal de Monitoramento do MME traz infonmações atualizadas e consolidadas sobre a operação eletroenergética no Brasil, permitindo o acompanhamento da expansão e desempenho dos sistemas de geração, transmissão e distribuição no país, além das condições hidrometeorológicas e da política operativa adotada, bem como do comportamento do mercado consumidor e as ocorrências de maior impacto ao Sistema Elétrico Brasileiro (SEB).